Viagens Aéreas no Brasil

Em férias no Brasil, viagens aéreas minimizam o tempo de viagem pelo país. Leia abaixo informações básicas sobre as viagens aéreas do Brasil.
O Brasil é o quinto maior país do mundo, com território de 8 milhões de quilômetros quadrados. Desnecessário dizer que se locomover pelo Brasil leva tempo, e viajar pelo ar é a maneira mais eficiente de minimizar o tempo de viagem para que você possa passar mais do seu brasil de férias relaxando com uma caipirinha nas praias brasileiras ou cruzando o Rio Amazonas ou caminhando pela selva amazônica.

Aeroportos

Os principais hubs aeroportuários são São Paulo e Rio de Janeiro. Os voos internacionais chegam e partem do Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU) em São Paulo, além do Rio de Janeiro, Recife e Salvador. Para serviço doméstico e regional, os voos chegam e partem do Aeroporto de Congonhas- São Paulo (CGH) e atendem Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. Outros importantes hubs aeroportuários do Brasil são: Salvador (SSA), Recife (REC), Fortaleza (PR), Brasília (BSB), Porto Alegre (POA) e Curitiba (CWB).
Os viajantes que se deslocam por via aérea pelo Brasil descobrirão que o Rio de Janeiro é o centro de voos domésticos. No Rio, o Galeão-Antonio Carlos Jobim (GIG) é o aeroporto interno, e o Santos Dumont é o aeroporto nacional e regional. O voo entre São Paulo e Rio de Janeiro é de pouco menos de 1 hora. Entre o Rio e outros destinos populares do Brasil, os horários de voo são os seguintes: Foz do Iguaçu – 3 horas, Manaus – 5 horas, Porte Alegre – 2 horas, Salvador – 2 horas.

Portadores e Passagens

O Brasil tem 3 principais operadoras: TAM, Varig e Vasp. As transportadoras de baixo custo incluem: Gold, Fly e Ocean Air.  Geralmente os passes são válidos por um número limitado de dias e são o preço varia de acordo com a quilometragem.

Reserva

Geralmente é uma boa ideia reservar voos com bastante antecedência, já que reservas de última hora para voos internacionais e domésticos podem ficar muito caras. Os custos dos voos também podem ficar bastante caros se a reserva diretamente através de companhias aéreas. Agências de viagens online, como Expedia ou Travelocity, costumam oferecer os preços mais competitivos para voos para o Brasil.

Transferências

Se você reservou seus passeios pelo Brasil através de uma agência de viagens, você geralmente será pego no aeroporto para o transporte para o seu hotel ou pousada; o agente de transferência terá seu nome em um sinal. Caso não, você pode pegar um táxi ou ônibus fora da área de bagagem do aeroporto. Táxis medidos são a opção mais segura, e estes são identificáveis por suas luzes de telhado marcadas. Procure tarifas no medidor ou em um gráfico de tarifas na janela lateral traseira.
Nota: Ao entrar no Brasil, os viajantes que passam pela alfândega estrangeira preencherão um formulário de migração e receberão um cartão de migração. O cartão de migração (na verdade apenas uma folha) e o passaporte serão carimbados. Segure o cartão de migração, você precisará disso para sair do país ou enfrentar uma multa.